O que é Front-end, Back-end e Full Stack: características e linguagens

Compreender as diferenças entre programação front-end e back-end é fundamental para o desenvolvimento de aplicações web bem-sucedidas e eficientes. Cada uma dessas áreas tem funções específicas e tecnologias diferentes, que trabalham juntas para criar uma aplicação completa e funcional. O desenvolvimento de back-end usa linguagens de programação como Ruby, Java https://www.promobe.com.br/ciencia-de-dados/ e Python para escrever a lógica do lado do servidor. Os desenvolvedores de back-end também usam bancos de dados, tecnologias de armazenamento e tecnologias de API para que aplicativos e sistemas se comuniquem entre si. O Front-End lida com o design, a estrutura e a funcionalidade do site, garantindo uma experiência agradável e intuitiva para o usuário.

front end e back end diferença

Conheça a plataforma Awari

Eles são acionados todas as vezes que você precisa realizar alguma função — ou seja, funcionam assim como o Back-End. Entre em contato conosco para trocarmos ideias e juntos mudarmos a comunidade que vivemos por meio da tecnologia. Nós queremos construir uma comunidade onde membros tenham objetivos compartilhados, e levamos essas respostas em consideração na hora de avaliar sua candidatura. Geralmente, o perfil dos profissionais que passam pelos cursos de Desenvolvimento tem alguns aspectos semelhantes, como a necessidade de se adaptar e a comunicação eficiente. O trabalho em equipe e foco nos detalhes também deve ser o mesmo para Front-End e Back-End. A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência.

Quais são as principais diferenças entre Front-End e Back-End?

No fim das contas, não vão restar dúvidas sobre o que envolve o segmento. Só por isso já se percebe que a atuação desses profissionais é diferente. Basicamente, um trabalha mais próximo ao artístico/criativo e o outro, com a correta curso de desenvolvimento web aplicação das regras de negócio. Mas, se pedir para inserir uma funcionalidade ou mesmo criar um atalho que facilite a inserção de funções no seu site, precisará de um especialista em back-end — sobre o qual falaremos a seguir.

Quais são as principais diferenças entre programação Front-end e Back-end?

Seja em um artigo, alguma conversa entreprogramadores ou até mesmo em um meme na internet como o da Figura 1. Identifique os gargalos de desempenho do seu site para proporcionar uma experiência de usuário aprimorada. Nós também estamos vivendo em um mundo acêntrico, que quase sempre cai nas mãos de um desenvolvedor frontend. Em geral, depende de suas habilidades, da complexidade do trabalho específico e da rapidez com que você cresce em uma empresa. Além disso, trabalhar em alguns locais deve render um salário mais alto/mais baixo baseado em custos de vida variáveis. Em contraste, outra empresa pode exigir que você simplifique um site com dados pesados, eliminando o uso excessivo de HTML e fazendo um plano que utiliza principalmente JavaScript.

  • Ele transforma o código do Back End em algo visualmente compreensível, tornando a interação com o sistema mais intuitiva e eficaz.
  • De uma forma bem simples, podemos pensar nesses dois termos da tecnologia como um espetáculo de teatro, onde temos os bastidores, que aqui seria o back-end, e o palco onde o show acontece, que seria o front-end.
  • O back-end também é visto por alguns empreendedores como “o trabalho do programador”, pois é a parte do site que o usuário não vê, mas que o mantém funcional.
  • É responsável por processar e armazenar os dados do usuário, bem como executar as operações necessárias para o funcionamento correto da aplicação.
  • Algumas empresas precisam de desenvolvedores frontend para fazer landing pages para dispositivos móveis de uma página onde você está trabalhando principalmente com interfaces iOS e Android.
  • Só por isso já se percebe que a atuação desses profissionais é diferente.

Os projetos podem procurar por habilidades de desenvolvedor de frontend em CSS, JavaScript, HTML e frameworks como Angular e React. Você deve ter notado que todas as frameworks e bibliotecas das seções anteriores funcionam com linguagens de programação específicas. Isso porque os frameworks servem como fundamentos principais ao desenvolver aplicativos web frontend ou backend; as peças que mantêm esses fundamentos juntos são as linguagens de programação. Em resumo, o desenvolvedor front-end trabalha com um foco maior na camada da interface da aplicação que “tocará” o usuário, seja ela de um site, de um programa desktop, ou um de aplicativo móvel.

escola para desenvolvedores

اترك تعليقاً

لن يتم نشر عنوان بريدك الإلكتروني. الحقول الإلزامية مشار إليها بـ *